top of page

Alportel & São Romão

Pelos caminhos dos almocreves de antigamente

Alportel

     A Câmara Municipal de São Brás de Alportel disponibiliza um conjunto de percursos no seu site. A maioria deles foram pensados para caminhadas. Daí as distâncias relativamente curtas, a rondar os 10 km. Muitos deles cruzam-se ou têm pontos de partida idênticos.

 

     Neste caso, escolhi dois percursos que facilmente se juntam numa zona comum. Com cerca de duas dezenas de quilómetros, que assim tornaram-se num só percurso muito  interessante para se fazer com bicicleta de montanha.

Alportel
Poço do Furadouro
Vereda em direcção do Cerro do Alportel

     Alportel, uma aldeia bonita com ruas estreitas e casario branco, é foi o ponto de partida para este percurso. Situa-se mesmo ao lado da famosa e nostálgica Estrada Nacional Nº 2 (E.N. 2) e encaixada entre o Barrocal e a Serra do Caldeirão. No largo da Igreja é possível estacionar o automóvel, bem como aproveitar o bar da Sociedade Recreativa Alportelense para beber um café ou comprar a água para o percurso. 

Moinho do Leitão
Poço Largo
Farrobo
Lavadouro público - Farrobo
Poço - Farrobo

     Nesse largo está um placard, um pouco queimado pelo Sol, de um dos percursos pedestres. Encostei aí a minha bicicleta e aproveitei para apreciar e fotografar o largo. Este é bem bonito, com um conjunto jovens laranjeiras todas alinhadas. Pego na bicicleta e cinco pedaladas depois, na 1ª viragem à direita, sou surpreendido pela forma como o percurso passa debaixo da E.N. 2. A estrada, já de si estreita, é estrangulada por um pequeno túnel, todo construído em pedra. 

Moinho do Arneiro
Moinho do Arneiro

     Sigo um pouco mais pela estradita acima. Ao lado de uma pequena placa de madeira, que sinaliza a direção do percurso pedestre, entrei na terra. Os primeiros metros transformam-se num trilho espetacular e sublime, adornado por muros de pedra e belos sobreiros. Estou encantado! Parece magia. Conforme avanço, as rodas vão resmalhando na folhagem caída no chão, e ao mesmo tempo levantam voo centenas de borboletas. Que me acompanham ao lado, como se fossem umas fadas. Pura magia. 

     O trilho alarga um pouco mais. Mas, continuam as confortáveis sombras dos sobreiros...

Ribeira de Alportel
WP_20150719_081.jpg
Alto da Arroteia

Ficha Técnica:

Alportel & São Romão

Início do percurso:  N 37°10'32.29" - W 7°54'33.22"

Distância: 21,5km

Subida acumulada: +534m

Ponto mais alto: 378m (Alto da Arroteia)

Ponto mais baixo: 253m

Observações: 

Este percurso tem algumas subidas bem exigentes.

O ponto + inclinado: 14,5%; A maioria das subidas ronda os 9% e 14%.

bottom of page