De bicicleta
Pedalando na minha Terra
Boliqueime
Pelos caminhos e veredas de antigamente

Boliqueime é uma pequena aldeia do concelho de Loulé. Está localizada a meio de uma colina, poporcinando uma bela vista para sul. O casario branco com as suas ruas estreitas de calçada escondem alguns recantos encantadores.
Mas, é fora da localidade onde podemos ser surpreendidos. Rapidamente entramos em zonas de uma beleza natural muito particular. Terrenos de terra ruiva com alfarrobeiras, amendoeiras, figueiras ou oliveiras e os característcos valados, muros de pedra calcária. Os acessos a estes terrenos são caminhos antigos, muitos deles já esquecidos ou pouco utilizados.



Estes caminhos levam-nos ainda até a zonas mais selvagens, de mato e arbustos. Onde é fácil encontrar alguns animais, como por ex. as cobras. Esta zona tem a particularidade de se situar num vale, quase econdido, da ribeira de Algibre. Nesta podemos desfrutar de longos singlestrack, que serpenteiam de forma entusiasmante.
A maior e mais longa subida leva-nos até ao Alto da Picota, donde é possível apreciar de uma fantástica panorâmica. Em dias limpos é possível ver as ilhas da Ria Formosa, as cidades desde de Olhão a Lagos, bem como a nossa maior serra, Monchique.





No final existem cafés onde podemos facilmente repor as "energias". Mas, também existem bons locais para almoçar ou jantar. E para quem vem de longe o Hotel São Sebastião, com as suas três estrelas, será bem recebido e terá um bom lugar para descansar.


Ficha Técnica:
Boliqueime
InÃcio do percurso: N 37°07'59.57" - W 8°09'32.50"
Distância: 39,4km
Subida acumulada: +780m
Ponto mais alto: 320m (Alto da Picota)
Ponto mais baixo: 22m
Observações:
Este percurso tem algumas subidas exigentes.
O ponto + inclinado: 14,7%; A maioria das subidas ronda os 9% e 11%.


