top of page

10ª etapa - Uma Viagem, Três Caminhos

Aveiro ao Paião

WP_20150813_004.jpg
  • Já que estava em Aveiro lembrei-me de um desafio fotográfico da parte do Noca Ramos. O desafio é muito simples. Ir até à Lagoa de Mira e descobrir o magic bench, um recanto fabuloso. Apesar da experiência do dia anterior, voltei a depositar a minha confiança nas capacidades “orientativas “ do GPS. E não falhou nada! A lagoa já de si é um ligar lindo. O tal recanto potencia essa beleza.

  • Toda a zona de Mira é fabulosa. Lagoas, vastos pinhais e muitas ciclovias. Alegrou-me ver famílias de férias, mas que aproveitam as boas condições para circular de bicicleta. A partir de Mira em direção a Quiaios as ciclovias desaparecem. Mas, as (mesmo muito) longas retas entre vastas áreas de pinhal, praticamente não têm trânsito automóvel.

  • Pouco antes de chegar a Quiaios surge este lindo espelho de água, a Lagoa da Vela.

WP_20150813_007.jpg
CIMG0423.JPG
WP_20150813_010.jpg
WP_20150813_014.jpg
  • A praia de Quiaios tem uma atmosfera muito especial. Apesar de ser um local de veraneio e de férias, tem algo de selvagem. Por outro lado, anunciava o final da minha viagem, que se escondia por detrás daquela serra.

  • Enquanto descia a Serra da Boa Viagem de repente surge este maravilhoso miradouro com vista para a Figueira da Foz.

  • A passagem pela Figueira da Foz foi estranha. Enquanto pedalava pela marginal a fora e sentindo uma mistura de felicidade e tristeza. Parei para apreciar aquela enorme praia e todo aquele frenesim das férias. Continuei a pedalar. Ao fundo já via a famosa ponte da Figueira. Tinha algum receio desta, principalmente por causa do intenso trânsito. Felizmente, a ponte tem um corredor protegido por um rail. Mas, mesmo assim a velocidade dos automóveis e dos camiões assustava. Daí e até ao Paião fui sempre a fundo.

  • Depois de algum stress rodoviário, em que obriguei as minhas coitadas pernas a darem o que tinham. Assim cansado cheguei à placa que anunciava a entrada na vila. O fim estava quase. A partir daí fui sempre bem devagar. Queria que o tempo parasse, queria ver o que não tinha visto ainda. Mais umas pedaladas e pronto acabava esta viagem. Quando chegamos existe uma certa tristeza, mas também felicidade… e muitas histórias.

WP_20150813_023.jpg
WP_20150813_025.jpg

10º dia - Aveiro ao Paião

Ficha Técnica:

10º dia - Aveiro ao Paião

Início do percurso:  N 40°37'56.60" - W 8°39'08.68"

Distância: 101,2km

Subida acumulada: +552m

Ponto mais alto: 103m

Ponto mais baixo: 7m

Observações: 

 

bottom of page