De bicicleta
Pedalando na minha Terra
On the Road...
Do Caldeirão à Andaluzia

Todas as profissões consomem a nossa energia. Não interessa se trabalhamos por necessidade ou por paixão. O problema chama-se rotina. Mais cedo ou mais tarde, iremos sentir o desgaste, como se tivéssemos a bateria quase sem carga. A concentração já não é a mesma... nem mesmo o foco. Nem todos têm o mesmo limite. Uns conseguem aguentar mais, outros muito menos. Para uns basta uma semana de férias... para outros é necessário carregar a bateria mais amiúde.
Eu sou um desses, que de vez em quando precisa de fugir da pressão do trabalho, como quem foge de um urso enraivecido. Algo dentro de mim pede, por vezes grita: "Sai! Agora! Procura aquela estrada, aquele caminho... não interessa qual, simplesmente vai!!!!" Quando isso acontece o melhor que posso fazer é sair por aí de bicicleta... Umas vezes uma volta chega... Outras não.
Quando saio para pedalar, não vou com aquela intenção concreta de treinar, não sinto essa obrigação... simplesmente quero ir por aí... sentir... sentir tudo, desde da brisa na cara às dores nas pernas. Mas, também quero descobrir que consigo chegar aos locais mais especiais. E verdade seja dita, sabe tão bem chegar ao alto de um cerro ou de uma montanha e saber que fomos capazes. Isso é muito importante.
​
Além disto tudo, eu também gosto muito de sentir uma sensação a que chamo de estar em "modo de viagem". Quando iniciamos uma viagem continuamos ligados às coisas da rotina da Vida. Por vezes, é necessário uns quantos quilómetros... umas quantas horas... para essa ligação desaparecer. Para que o nosso foco fique só na viagem... é nesse momento que entramos em "modo de viagem"... e só aí é que a minha bateria começa a carregar...
​
Esta mini viagem surgiu dessa necessidade, de carregar baterias... de sair da rotina... encontrar outras estradas... outros caminhos... desligando da rotina e religando ao "modo viagem". As coisas não foram planeadas, simplesmente surgiram... estava na hora certa... e partimos.